Com impasse entre governo e Assembleia Legislativa, administrador interino inicia trabalho em Fernando de Noronha
16/04/2025
(Foto: Reprodução) José Aglailson Neto realiza a primeira visita à ilha após assumir o cargo, no início de abril. Noronha está sem gestor permanente desde a exoneração de Thallyta Figueirôa, no final de janeiro. José Aglailson Neto é o administrador interino de Fernando de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
O administrador adjunto de Fernando de Noronha, José Aglailson Neto, iniciou os trabalhos na ilha, na terça (15), com a primeira visita desde que assumiu o cargo. Ele também é o administrador interino e seguirá na função até a solução do impasse entre o governo do estado e Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que não deu andamento à avaliação do novo administrador geral de Noronha.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
No final de março, a governadora Raquel Lyra (PSD) enviou para análise dos deputados estaduais o nome do advogado Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira, indicado para ser o administrador geral de Fernando de Noronha. Esse foi mais um capítulo do processo que começou em janeiro.
Para assumir a função, o indicado precisa ser sabatinado na Comissão de Justiça da Alepe para comprovar que tem condições de exercer a função. Caso seja aprovado, o candidato será avaliado pelos parlamentares em plenário.
A mudança de administrador aconteceu da seguinte maneira:
No dia 28 de janeiro a então administradora da ilha Thallyta Figueirôa, foi exonerada e a governadora anunciou o nome do biólogo Walber Santana como substituto.
No dia 19 de fevereiro, a indicação de Walber Santana chegou à Comissão de Justiça da Alepe.
No dia 10 de março, véspera da sabatina, a governadora desistiu da indicação de Walber Santana.
No dia 27 de março, o governo do estado publicou no Diário Oficial as exonerações e nomeações de 29 profissionais em cargos de gestão da Administração de Fernando de Noronha. Segundo informações apuradas pelo g1, os atos eram relativos à nova equipe do governo local e à saída de gestores que estavam em atividade.
No dia 28 de março, foi encaminhada à Alepe a indicação do advogado Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira como nome para administrador de Fernando de Noronha.
No dia 8 de abril o novo administrador adjunto de Fernando de Noronha, José Aglailson Queralvares Neto, teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado.
O deputado Waldemar Borges (PSB), que faz parte da Comissão de Justiça, classificou como um "desrespeito" a retirada da indicação de Walber Santana na véspera da sabatina e as exonerações e montagem da equipe da Administração da Ilha antes da finalização do processo de sucessão em Fernando de Noronha.
Os deputados não definiram nova data para sabatina de Virgílio Oliveira, que é indicado do partido Avante.
O presidente da Comissão de Justiça da Alepe, deputado Alberto Feitosa (PL), foi procurado pelo g1 para saber a previsão de data da sabatina, mas não se pronunciou até a última atualização desta reportagem.
Administrador interino
José Aglailson Neto afirmou ao g1 que não pode avaliar a falta de definição da sabatina. “Essa questão cabe à Assembleia Legislativa, e eu torço para que a situação seja resolvida logo. Não tenho como prever essa data”, afirmou Aglailson Neto.
Como administrador interino, Aglailson Neto esteve no Palácio São Miguel, Porto de Santo Antônio, Hospital São Lucas, Centro Integrado Bem-Me-Quer e Escola Arquipélago. Nesses locais, o novo gestor avaliou as ações emergenciais.
“Precisamos cuidar das estradas de acesso às praias e a infraestrutura do hospital precisa melhorar. O lixo precisa ser observado, além da contratação da nova empresa para executar o serviço, precisamos fazer um mutirão de limpeza para que a ilha não fique suja, como está”, declarou o administrador interino.
Administrador interino participa de reunião no Conselho de Fernando de Noronha
Aglailson Neto e a nova equipe do governo estiveram no Conselho Distrital. Eles participaram da reunião com os representantes dos moradores (veja vídeo acima). Os conselheiros avaliaram a iniciativa.
“O gesto de vir ao Conselho Distrital demonstra que a nova gestão quer diálogo. Nós entendemos que eles querem conversar, uma vez que vieram a casa do povo”, declarou o conselheiro Ailton Araújo Júnior.
O presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, também falou da reunião. “Foi muito boa a reunião com os novos integrantes da Administração da Ilha, isso foi positivo e os conselheiros ficaram satisfeitos com a iniciativa”, avaliou Luna.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
d